Tipos de Tecidos para Estampar por Sublimação

Conteúdo para inspirar você

Tipos de Tecidos para Estampar por Sublimação

Possibilidades de Estamparia por Sublimação para Decoração de Ambientes

Não apenas nos produtos da moda a sublimação vem ganhando espaço. Brindes diversos, como ecobags em pet reciclado, fantasias, capas para notebooks em espuma revestida com poliéster, mouse pads, estojos escolares e nécessaires, entre outros produtos, têm a sublimação a sua principal solução de impressão personalizada.
Estandes inteiros podem ser decorados com tecidos sublimados de fácil impressão e instalação. A utilização de tecidos sublimáveis é uma grande solução na preparação de eventos e feiras.
O ambiente residencial vem sendo conquistado com a técnica da sublimação em tecidos como, por exemplo, toalha de mesa, cortina infantil, almofada, puff, sofá, abajur revestido com tecido sintético. Toalhas de rosto e banho, panos de prato e luvas térmicas de cozinha, também ganharam popularidade entre os pequenos negócios da personalização.

Entre os principais tecidos sintéticos para sublimação, podemos citar:

Malha PP – 100% poliéster (estampa excelente)
Apresenta excelente qualidade gráfica no processo de sublimação. Quase não amassa ou cria vincos no tecido (não precisa passar). Tem aspecto mais brilhante e um toque acetinado. Cria menos bolinhas É indicada para eventos em geral e muito utilizada principalmente na sublimação.
Malha PP sublimação
Malha PV – 67% poliéster e 33% viscose (estampa boa)
É uma malha macia, com pouco encolhimento e não desbota, o que a torna ideal para uso de uniformes pela frequência de lavagens. Essa malha é bastante utilizada para sublimação de estampas totais, como as que são utilizadas em camisas de futebol.
Malha PV Sublimação
Malha PA – 50% poliéster e 50% algodão (imagem um pouco desbotada)
É vista principalmente nas blusas polo. É interessante utilizar os dois materiais na sua composição, porque um compensa o lado negativo do outro. A malha só com poliéster esquenta mais. Já a malha 100% algodão não aceita sublimação e tende a encolher. O poliéster dá ao tecido mais resistência, retarda o processo de desbotamento e o seu encolhimento.
Malha PA Sublimação
Malha PET
Conhecida como malha ecológica, feita com material reciclável de embalagens plásticas PET e algodão. O tecido é de ótima qualidade e durável. As empresas mais conscientes exigem o uso de matérias-primas sustentáveis para confeccionar uniformes, brindes e camisetas promocionais. Grandes marcas, como Hering, Osklen e Brooksfield têm peças com estampas sublimadas em malha PET.
Malha Pet Sublimação
Dryfit
Poliamida e poliéster são malhas que tendem a esquentar, mas a aplicação do Dry Fit, em ambas, deixa a malha leve, agradável de vestir e tem capacidade de absorver o suor do corpo. A malha Dry Fit de poliamida é mais fresca e confortável, por ser produzida com fios mais nobres, porém custa mais caro. Já a malha Dry Fit de poliéster atende bem e tem melhor relação custo-benefício e também dá liberdade de movimento e sensação de frescor no corpo.
Dryfit Sublimação
Chiffon
Tecido fino e leve, com certa transparência. Usado na moda casual e na confecção de vestido de festa. Sua superfície irregular e toque áspero, agregado ao caimento leve, são características marcantes que facilitam a identificação do Chiffon. Tem ganhado destaque tanto em vestidos e saias casuais, quanto em camisas e blusas na moda feminina.
Chiffon Sublimação
Satin
É um tecido fluído, de aspecto suave e delicado. Levemente transparente e não tem elasticidade. Com brilho acetinado, é muito fino. Assemelha-se ao cetim. Com caimento tão leve que imita seda pura. Ideal para confecções de blusinhas, camisas, regatas e saias godês no universo da moda.
Satin Sublimação
Microfibra
Confere conforto para quem veste e um bom caimento. Além disso, apresenta alta resistência, durabilidade, isolamento térmico e secagem rápida. Por se tratar de tecido sintético, amassam muito menos e não é necessário ser passado.
Microfibra Sublimação
Neopreme
Tecido flexível, apresenta boa elasticidade, resistência e proteção térmica. Muito utilizado na confecção de brindes e acessórios para vários tipos de aplicações. Hoje, o universo da moda também conta com produtos utilizando essa matéria-prima. Na confecção de bolsas, roupas, bermudas surfwear e calçados, além da sua utilização em roupas de esporte aquático.
Neopreme Sublimação
Veludo
O veludo dá uma sensação de aconchego e é muito elegante no ambiente onde é utilizado. O tecido está em alta na decoração, emprestando seu toque macio a estofados, almofadas e cortinas. O veludo para roupas está ditando tendências no mundo da moda. Não apenas looks para estações frias, ou noturnos. Passou a ganhar destaque também em saias curtas, shorts, vestidos com cores mais vivas para o clima tropical.
Veludo Sublimação]]>