8 provas de que a tecnologia está transformando a moda e salvando o planeta

Fibras ecológicas[/caption]

A tecnologia está transformando a moda, na verdade difícil é encontrar algum segmento que não utilize as inovações tecnológicas a seu favor. Os avanços trouxeram mudanças na indústria da moda tornando-a, principalmente, mais ambientalmente responsável.
Confira agora oito provas de que a tecnologia está transformando a moda:
• Fibras ecológicas: algumas empresas já conseguem usar tecidos inovadores de residuais agrícolas, como exemplo podemos citar o Orange Fiber, uma fibra sustentável desenvolvida por meio dos bagaços de laranja que sobram da produção de citrinos. Foi utilizada comercialmente pela primeira vez pela Salvatore Ferragamo, uma grife italiana.
 
• Redução de produtos químicos: não é o caso da sublimação, mas no mundo da moda o algodão é uma das matérias-primas mais utilizadas. O fato é que além de gastar uma grande quantidade de água durante o cultivo, são usados muitos pesticidas. Como alternativa, é possível usar a proteína do leite para fazer roupas, e como benefício às próprias fibras podem hidratar a pele. Vale apostar em tecidos provenientes da caseína do leite.
• Menos lavagem e desperdício: os resíduos das peças de roupas causam grande impacto no ambiente. Para que as roupas durem mais tempo e para que não gaste muita água nas lavagens, novos tecidos vêm sendo desenvolvidos com propriedades antimicrobianas capazes de repelir a sujeira. Com essa inovação será possível utilizar a mesma roupa até 20 vezes sem lavar.
• Corantes orgânicos: todo ano são utilizados cerca de 70 milhões de corantes químicos para colorir roupas. Como alternativa podem ser utilizadas as técnicas naturais de tingimento a seco, poupando litros e mais litros de água e a utilização de bactérias para atingir um tingimento 100% orgânico e sustentável.
• Preservação dos animais: até neste caso a tecnologista está transformando a moda. Existem diversos tecidos, feitos de materiais diferentes como uvas ou cogumelos, que se aproximam do couro animal.
• Reutilizar roupas: aterros sanitários recebem milhões de roupas por ano. Por isso algumas empresas se dedicam a reciclar peças de vestuário e resíduos e convertê-los em novos fios para dar vida a outras roupas. Como benefícios podemos ressaltar: a eliminação de resíduos têxteis, redução da necessidade de recursos virgens e redução dos efeitos da poluição.
• Evitar o desperdício: você tem ideia de que 8 milhões de toneladas de plástico são jogadas em mares e oceanos todo ano? Pesquisas indicam que em 2050 o mar terá mais plástico do que peixe. Em contrapartida, surgem algumas soluções como a da empresa israelense Tipa, que transformou a embalagem fazendo bioplásticos de resíduos de laranja que demora apenas seis meses para biodegradar.
São soluções como essas que vêm transformando o mundo da moda e salvando o nosso planeta. E você, tem tomado alguma providencia para dar a sua contribuição?]]>