Sublimação: como garantir a fidelidade das cores?

Conteúdo para inspirar você

Sublimação: como garantir a fidelidade das cores?

Fidelidade nas cores[/caption] Aguardar ansiosamente por uma impressão, mas quando fica pronta o laranja saiu amarelo, o azul saiu verde e o vermelho ficou marrom. Que decepção! Por isso, ao optar por impressões ou estampas coloridas é preciso se atentar a qualidade do serviço contratado, só assim será possível garantir a fidelidade das cores na sublimação. No processo de sublimação a estampa é impressa em um papel que é passado para o produto. Os materiais usados no procedimento de sublimação são especiais, a tinta sublimática passa para o estado gasoso e tinge o produto, exclusivo para sublimação. Se, por exemplo, o produto for um copo personalizado, ele recebe um tratamento com uma resina que é tingida pela tinta sublimática. A sublimação em tecidos ou em outros materiais tem mais durabilidade se comparado aos demais métodos. Por isso, esse procedimento é indicado, principalmente, para produtos personalizados. O fato é que a sublimação apresenta diversas possibilidades de efeitos e cores e isso é o que garante um serviço diferenciado se comparado aos demais métodos. Porém, para que a impressão seja fiel a arte definida na tela do seu computador é preciso muito cuidados durante a produção.

Fidelidade das cores na sublimação

  • Amostra: antes de receber toda a demanda impressa, exija uma amostra para garantir a fidelidade das cores na sublimação. Se o produto for um tecido, por exemplo, a amostra inicial deve ser produzida no mesmo material que será utilizado na produção.
  • Camadas separadas: ao enviar um arquivo para impressão, não tenha receio de enviá-lo aberto. Isso facilita o tratamento de cores, sombreados, degradê e etc. Dessa forma, é possível tratar separadamente cada camada.
  • 300 dpi: a qualidade da imagem e a resolução dela faz toda diferença. Quando o arquivo está em baixa, nem sempre é possível fazer ajustes, além de a ampliação ser descartada, já que o desenho ficará
  • Tela do computador: ainda que seja a mesma arte, ela é vista de maneira diferente pelas telas dos computadores. Por isso é preciso observar as cores e fazer os apontamentos necessários ao receber a amostra.
  • CMWK: certifique-se de que o arquivo está no formato CMWK antes de enviá-lo, caso contrário a arte também pode sofrer alterações.
  • Tons de preto: para cada processo é utilizado um tipo de tinta preta. Para o offset a tinta é à base de óleo, para a digital da sublimação, a tinta é à base de água. Na estampa é possível ver a diferença na tonalidade.
  • Plotter e produção offset: no offset  algumas coisas se destacam, como as cores mais vivas. Já efeitos como o degradê são melhores quando a produção é digital.
Para garantir a fidelidade das cores na sublimação, a Dharma investe em equipamentos sofisticados como monitores Eizo, calibradores de cores, calorímetros e espectrofotômetros. Além disso, temos uma equipe experiente e treinada com frequência para desenvolver estampas utilizando as ferramentas mais modernas do segmento.]]>