Tendências Moda Inverno 2015 – Tudo para Aquecer seu Coração


Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera novamente, assim como a Roda do Samsara (o ciclo que rege nossa existência, nascimento, vida, morte e renascimento: uma eterna roda de experiências) também temos as estações do ano.
Enquanto em Paris a Givenchy, de Ricardo Tisci, homenageia as mulheres no dia 08 de Março com o desfile de sua coleção de Inverno 2016, como line-up da semana de moda que encerra a temporada internacional, aqui entramos no final deste mês na temporada Outono/Inverno 2015.

Enquanto isso no Brasil

Entramos no mês de março e junto com ele iniciamos o outono. Para este período temos as coleções Outono/Inverno 2015, que chegam com a principal tendência: os grandes nomes assinarem coleções de Fast Fashion para os grandes magazines.

O que é Fast Fashion?

O conceito Fast Fashion surgiu na década de 50 na Europa, cresceu nos Estados Unidos, mas nos anos 90 o mecanismo de reproduzir e vender o que está em alta cresceu tanto que acabou tomando conta do mundo inteiro. No exterior, a grande vantagem é que você pode comprar peças hit, peças desejos e inspirações de grifes famosas, ter um guarda-roupas recheado do mais it que temos no mercado e gastar pouquíssimo por isso.
O efeito é imediato: a popularização dos modelos e o custo bastante atrativo, ao alcance de todos.

Grandes Magazines, Grandes Marcas

Por aqui, com uma coleção icônica e cheia de história e detalhes, a Riachuelo lançou a linha Versace para Riachuelo, que foi acompanhada de perto pela própria Donatella Versace.
A varejista brasileira já lançou diversas colaborações com marcas nacionais, como Pedro Lourenço, Osklen, Huis Clos e Triya. As peças da nova linha chegaram às lojas da Riachuelo no final do ano passado e prometem.
Tendencia Moda Inverno 2015

Outra parceria que vai dar o que falar, será entre a holandesa C&A ( maior companhia de varejo de moda no país) e as peças assinadas pela NK, de Natalie Klein, ótima para quem quer as tendências do momento a um custo mais acessível.
Tendencia Moda Inverno 2015
A tendência militar volta firme e forte no inverno. Sim, há espaço para parcas e outras peças mais pesadas, mas também tem vestidinhos, saias e tênis.
Tendencia Moda Inverno 2015
As estampas étnicas também estão lindas. Há várias opções, das mais sóbrias às coloridas, que atingem todos os gostos.
Tendencia Moda Inverno 2015
Para a coleção Outono/Inverno 2015, a Burberry mostrou que o Folk está cada estação mais forte. Uma coleção cheia de franjas e do couro suede, compunham looks com um “quê” anos 70 e muitas sobreposições, como nos conta Paula Martins em seu blog.

Além disso, as estampas étnicas (aparece muito o tom navajo) e digital print ( assimetrias, tribal e geométricas ) são as principais tendências para outono/inverno.

Outono, Inverno, Primavera, Verão

E para finalizar, assim como no mundo da moda, a impermanência das estações e suas coleções também vão evocando os ciclos na Roda do Samsara.
A impermanência guarda relação com a percepção humana acerca das coisas do mundo, que estão em permanente mudança. Não só o mundo material, aliás, muda constantemente; da mesma forma, nossas representações a seu respeito são constantemente desconstruídas e reconstruídas. A partir da observação fenomenológica, a impermanência é o elemento fundamental de todos os fenômenos, inclusive de tudo o que poderíamos chamar de “Eu” – o corpo, a mente, as sensações,as percepções e os sentimentos. Se a existência fosse um estado permanente, não seria vida. Essa incessante mudança é percebida mais distintamente em nosso próprio curso de vida. Nascimento, envelhecimento, adoecimento e morte são suas fases.
E para você, o que será tendência nesse outono/inverno 2015?
Compartilhe conosco!]]>